O CEDUP – Centro de Educação Profissional de Timbó está inserido no contexto sócio – econômico e cultural da região do Vale do Itajaí em que Timbó como fator econômico demonstra claramente como base de economia o seu perfil industrial, e no Estado de Santa Catarina o município se faz representativo. Comercialmente é pólo micro regional em que envolve 7 municípios limítrofes.
Imigrantes alemães aqui se estabeleceram para começar uma vida nova, inabaláveis em suas crenças, firmes em seus propósitos, dotados de uma vontade de vencer. Embora já antes deles alguns moradores existissem na região, foram os imigrantes alemães que marcaram o início da nova colonização. Posteriormente aqui vieram os imigrantes italianos, que hoje representam aproximadamente 50% da população. Desta forma a característica dos alunos é de maioria de descendentes de imigração européia, tanto alemã quanto italiana, já que a cidade é constituída basicamente de descendentes europeus (99%).
De acordo com o CENSO (IBGE), realizado em 2007 o município de Timbó conta com 33.326 habitantes (14.578 do sexo masculino e 14.717 do sexo feminino), sendo que apenas 2.589 residem na área rural. A taxa de crescimento do município é de 2,54% ano. Quanto a credos religiosos, por sua miscigenação germânica e italiana, muito ligada a Igreja possui a maioria católica, seguida pela Evangélica Luterana e outras.
A 10ª cidade catarinense para se morar (segundo a ONU); segundo menor índice de analfabetismo do Estado (informação fornecida pelo Ministério da Educação); Município premiado com o Troféu Fritz Muller (maior premiação ambiental estadual da FATMA) e ECO 2003 (premio ambiental sul-brasileiro); quarta melhor cidade brasileira e a primeira de Santa Catarina para se viver após a aposentadoria (segundo a revista Meu Dinheiro); um dos melhores índices de empregabilidade do país (segundo o SINE) entre outros fazem de Timbó uma cidade impulsionada na busca constante do desenvolvimento econômico, social, educacional e cultural.
A Escola situa-se no centro da cidade, junto à EEB Ruy Barbosa, na Rua Recife, 293-Centro Timbó. Em 2010 assinou-se o termo de convenio para a construção da Sede Nova.
O Centro de Educação Profissional Timbó, manteve suas atividades nestes oito anos na escola que nos sediou anteriormente, obtendo êxito nas conquistas pedagógicas formando em torno de 600 alunos.
Continuando com cursos Técnicos Subsequentes desde a data de criação, no ano de 2017 iniciou também o Curso do PRONATEC/MEDIOTEC em parceria com o Governo Federal e a Gerência de Educação do Estado de Santa Catarina. Em Março de 2018 iniciou mais uma turma do MEDIOTEC agora com o curso Técnico em Informática.
Em 03/02/2018 foi realizada a mudança de sede do endereço no Centro de Timbó para o Bairro Quintino na mesma cidade onde o Cedup Timbó iniciou o ano letivo na sua própria sede. Nesta data, professores, funcionários, alunos, ex-alunos, amigos e parentes da equipe gestora e administrativa colaboraram com a mudança dos móveis, equipamentos e utensílios. Neste ano aguardamos a chegada dos móveis vindos da SED para nossa instituição de ensino.
Sendo uma Escola Cooperativada, todos os alunos do CEDUP deverão inscrever-se como sócios da Cooperativa e como tal aceitar integralmente seu Estatuto. Os alunos menores de dezoito anos deverão matricular-se acompanhados pelos pais ou responsáveis.
É de inteira responsabilidade do CEDUP a expedição de documentos escolares, declarações de conclusão de cursos e Diplomas de Habilitação Técnica (Parecer nº 05/97 do CNE), onde a Assistente de Educação é responsável pela expedição, organização e arquivo dos mesmos.
O CEDUP será administrado pelo seu Gestor de acordo com as normas emanadas pela Secretaria de Educação, respeitando a legislação vigente, conforme Portaria nº1950/SED/18 alterada pela Portaria nº 764/SED/ Portaria nº 1950/SED/18 alterada pela Portaria nº 764/SED/19.
Missão
Incentivar a educação profissional por meio de referenciais de excelência, visando à demanda regional e social e a do mundo do trabalho.
Visão
Consolidar-se como centro de excelência e estimulo ao desenvolvimento humano e tecnológico, adaptando-se sempre ao mundo social e as necessidades por ele exigidas.
Valores
Conhecimento; Ética; Respeito; Cidadania; Profissionalismo e Cooperativismo.